Edinburgh Castle (Escócia, séc. XII)
Sem dúvida, é um dos lugares mais assustadores do mundo. Não é a toa que a revista Time o colocou entre os 10 lugares mais assombrados do planeta. Diz a lenda que um andarilho sem cabeça pode ser visto nos saguões do castelo desde 1650. Lady Glamis, acusada de bruxaria em 1537 e queimada viva na frente de seu pequeno filho, também habita seus quartos escuros. O Edinburgh Castle é hoje local de investigações paranormais.
Edinburgh Castle |
Chillinghan Castlle (Inglaterra, séc. XII)
Ao norte da Inglaterra, o Chillinghan serviu como fortaleza para os ingleses se defenderem dos escoceses, tornando-se palco de um grande derramamento de sangue. O fantasma mais famoso do lugar é o de uma criança, conhecida como o Garoto Azul, geralmente acompanhado de sons de choro.
Chillinghan Castle |
Houska Castle (República Tcheca, séc. XIII)
Localizado em Praga, o Houska Castle não foi construído para ser uma fortaleza ou algo assim. O objetivo do lugar era a realização de experimentos bizarros e de ocultismo. Por volta de 1930, o castelo foi tomado por nazistas. Anos depois, foram encontrados ali esqueletos de soldados que indicavam execução. Entre seus fantasmas famosos estão o bulldog/sapo/humano gigante, o cavalo sem cabeça e uma mulher com um vestido antigo.
Houska Castle |
Belcourt Castle (EUA, 1894)
Único castelo desta lista fora da Europa, o valor investido no Belcourt Castle em 1894 seria o equivalente a 100 milhões de dólares. Ele foi mobiliado com artefatos de castelos do mundo todo. Em 1956 foi vendido por 200 milhões de dólares. O curioso é que os mitos de fantasmas giram em torno de seus objetos de decoração e não do local em si. Um exemplo é uma armadura do século XV que, segundo a lenda, solta um grito em todo mês de março, época em que o antigo dono morreu com uma lança atravessada em seu olho.
Belcourt Castle |
Brissac Castle (França, séc. XI)
O castelo francês, além de gigante (possui aproximadamente 200 quartos), é rico em histórias bizarras. Sua mais famosa lenda se refere ao casal Jacques e Charlotte. Dizem que Charlotte gostava de torturar seu marido emitindo diversos ruídos enquanto fazia sexo com pessoas estranhas. A brincadeira terminou quando ela desapareceu com um amante, mas logo depois Jacques se viu obrigado a vender o castelo, pois os gemidos ainda podiam ser ouvidos, cada vez mais altos. Dizem que ainda hoje é possível ouvi-los pela manhã.
Brissac Castle |
Eltz Castle (Alemanha, 1157)
Localizado no meio de uma floresta, o Eltz Castle possui um dos mais ricos interiores dos castelos da Alemanha. Outra grandiosidade é o numero de assombrações que dizem residir na propriedade. Contam que os fantasmas dos soldados que passaram por lá ainda patrulham o local. O Eltz é cuidado pela mesma família há 33 gerações.
Eltz Castle |
Castle of Bardi (Itália, 900)
As memórias do Castle of Bardi provam que uma lenda sobre fantasmas também pode ser uma história de amor. Semelhante ao caso amoroso de Romeu e Julieta, a assombração que ronda o castelo nasceu do romance entre Soleste e Moroello. Filha do dono do castelo, Soleste era apaixonada por Moroello, o capitão dos cavaleiros. Quando o rapaz saia para longas batalhas, ela ficava no topo do castelo, esperando seu amor voltar. Certa vez, quando avistou cavaleiros e soldados nas proximidades, notou que eles usavam as cores dos inimigos, e logo pensou que seu amor havia perdido a luta e morrido. Porém, eles usavam as roupas inimigas apenas para se vangloriar. Quando Moroello entrou no castelo, encontrou Soleste morta, caída no chão, e imediatamente se matou. Dizem que, a partir desse dia, o espírito dele assombra a região do castelo, procurando seu amor perdido.
Castle of Bardi |
Dragsholme Castle (Dinamarca, 1215)
Considerado por muitos como o castelo mais assombrado do mundo, devido a notória lista de fantasmas relatados por visitantes, o Dragsholme Castle também chama a atenção para uma história de amor. A filha do dono do castelo, membro da nobreza, se apaixonou por um trabalhador do local. Condenando o relacionamento, o pai trancou a menina nas muralhas do castelo e ela nunca mais foi vista. Já no século XX, durante os trabalhos de conservação e rotina do lugar, foi achado em uma das muralhas o esqueleto de uma menina, vestida de branco. O visual era o mesmo de um dos fantasmas vistos com frequência por ali..
Dragsholme Castle |
Moosham Castle (Áustria, 1208)
O estranho castelo austríaco tem um passado sinistro. O Moosham Castle foi palco de centenas de decapitações de bruxas, dizem que muitas delas ainda rondam o local. Como se não bastasse, por volta de 1800 o castelo ficou conhecido por ser um abrigo de lobisomens. Depois de encontrarem gados e veados mortos nas redondezas, vários cidadãos de Moosham foram condenados e presos por serem, supostamente, lobisomens.
Moosham Castle |
Warwick Castle (Inglaterra, 1068)
Construído no século XI, Warwick talvez seja o castelo que mais viu batalhas, em toda Europa. As paredes desgastadas e desbotadas refletem a vida árdua e difícil dos que ali estiveram, que hoje dizem rondar como espíritos. No local existe ainda uma torre fantasma, que é assombrada pelo Sir Fulke Greville, assassinado em 1968 por seu empregado. Segundo a lenda, ele se materializa a partir de seu retrato durante as noites frias. Existem relatos dizendo que vários visitantes passam mal quando entram em Warwick.
Warwick Castle |
Fotos e post original via Gadling