sábado, 30 de junho de 2012

O melhor pub irlandês

Fachada do The Bernard Shaw (foto: Amanda Cavalcanti)








Não é preciso ir a Dublin para saber que lá você encontra um pub a cada esquina. Os irlandeses não levam a fama de bons de copo à toa. Mas alguns bares têm muito mais a oferecer do que simplesmente um pint de Guinness. Inaugurado em 1985, o The Bernard Shaw leva o nome em homenagem a um dos mais importantes dramaturgos da Irlanda, George Bernard Shaw. Com faixada simples, não dá pra imaginar o que o local oferece apenas olhando de fora. Além do pub com mesa de sinuca e paredes grafitadas, o lugar possui um jardim que abriga exposições de arte de irlandeses e pessoas de todo o mundo. E na área externa você ainda se depara com o inusitado The Big Blue Bus, um ônibus inglês de 1978, que estacionou no Bernard e ali ficou, servindo agora como pizzaria. Anote o endereço: 11-12 South Richmond Street, Dublin 2.

Parte aberta do pub e, ao fundo, o The Big Blue Bus (foto: Amanda Cavalcanti)

Entrada lateral do The Big Blue Bus (foto: Amanda Cavalcanti)


Dica de Amanda Cavalcanti




sexta-feira, 29 de junho de 2012

Balada em Amsterdã

Fachada do Paradiso (foto: divulgação/paradiso.nl)
Esta é imperdível para quem vai para a capital holandesa. Toda quinta-feira acontece no Paradiso, o mais charmoso espaço para shows de Amsterdã, a Noodlanding!, festa bem aos moldes dos clubs europeus, com público formado basicamente por estudantes locais. O lugar não é muito grande – capacidade para 1.500 pessoas –  mas lá já se apresentaram Pink Floyd, Stones, David Bowie, Adele, Lady Gaga... Também possui uma área menor para shows de bandas não tão famosas (Franz Ferdinand e Arctic Monkeys tocaram ali antes do sucesso). Aberta oficialmente em 1968, a casa começou como um espaço artístico de contracultura associado ao movimento hippie. Idealizada em uma antiga igreja, sua estrutura arquitetônica foi preservada, o que dá um clima especial ao lugar. A programação também possui eventos artísticos não necessariamente relacionados à música. Só não deixe para comprar o ingresso na última hora, porque eles costumam esgotar rapidamente. Anote o endereço: Weteringschans 6-8, Amsterdã, na Praça Leidse Plein, uma das principais da capital. 

O vitral da igreja e outras características foram mantidas (foto: divulgação/paradiso.nl)

Show da cantora Adele, no Paradiso, em 2011 (foto: reprodução/benhoudijk.blogspot.com)

Dica de Rens Koele

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Meditando em Rishikesh

Cerimônia em homenagem à deusa Shiva, à beira do Ganges (foto: Renata Telles)

Totalmente oposta à barulhenta capital indiana, Nova Délhi, Rishikesh é o endereço certo para quem quer meditar. Localizada ao norte da Índia, a cidade é considerada a capital mundial do Yoga. Para uma experiência completa, o melhor é se hospedar em um ashram – espécie de retiro espiritual budista. Você escolhe em qual quer ficar – há muitas opções, uma delas é Swami Rama Sadhaka Grama, localizado na Virpur Khurd, Virbhadra Road – P.O. Pashulok, com diárias de aproximadamente 35 dólares – e deve estar preparado para para cumprir as normas do local, como acordar cedo, meditar com o guru, ajudar na cozinha, entre outras coisas. Em Rishikesh também é possível acompanhar cerimônias hindus à beira do Rio Ganges. Assim como no resto da Índia, as comidas são baseadas totalmente na culinária vegetariana. Uma boa dica é tomar o tradicional Chai (chá com leite e pimenta) no Little Buddha Café, restaurante com ótimas comidas e vista direta para o Rio Ganges.

Little Buddha Café (foto: divulgação/littlebuddha.freedoncafe.co.in)


Vista da cidade e do Rio Ganges (foto: Renata Telles)
Dica de Renata Telles

terça-feira, 26 de junho de 2012

Por onde anda o Matt?


Matt com os filhos (divulgação/wherethehellismatt.com)
Pra quem não sabe, Matt é um norte-americano de 35 anos que decidiu viajar pelos mais variados cantos do mundo. E criou o hábito de fazer um vídeo dançando com moradores locais como registro de cada lugar. Ele já fez isso em Israel, China, Coreia do Norte, entre muitos outros destinos. No final do mochilão, edita os vídeos e faz uma grande compilação, chamada “Where the Hell is Matt?”. Apesar de não ser um bom dançarino, Matt tem uma enorme capacidade de mobilizar pessoas para dançar diante de uma câmera com ele. Confira o vídeo de 2012. Para ver outros vídeos dele, visite o site oficial.




Dica passada por Gabriel Brabo

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Um bar sobre pedras croatas

Entrada do bar (foto: divulgação/cafebuza.com)

A cidade costeira Dubrovnik, ao sul da Croácia, impressiona pela beleza natural e arquitetônica. Recheado de muralhas e fortificações nos estilos medieval, renascentista e barroco, o lugar é banhado pelo Mar Adriático e possui um visual de tirar o fôlego. No meio deste paraíso, escondido em – literalmente – um buraco, encontra-se o Café e Bar Buza (buza quer dizer buraco, em português). O bar fica sobre as pedras da costa e é perfeito para aproveitar o clima mediterrâneo após uma boa caminhada pela cidade, principalmente no verão e na primavera. E não esqueça a roupa de banho, pois é possível mergulhar no mar, diretamente das pedras, e depois voltar para tomar uma cerveja. Não é tão fácil achar o bar entre os rochedos, por isso, os responsáveis pelo estabelecimento fizeram um vídeo tutorial e o disponibilizaram no site, mostrando o caminho para chegar até lá. Lugar ideal para se refrescar e relaxar, sempre ao som de boa música.
O bar fica à beira do mar, sobre pedras (foto: divulgação/cafebuza.com)
Turistas relaxam no local (foto: divulgação/cafebuza.com)

Costa de Dubrovnic. O Café e Bar Buza pode ser visto à direita (foto: divulgação/cafebuza.com)

Dica de Henrique Capeleiro

domingo, 24 de junho de 2012

Comidinhas chilenas

A gastronomia chilena é diretamente associada aos frutos do mar e às empanadas, típicas da região, geralmente acompanhadas de vinho e pisco. Mas existe um cardápio menos conhecido dos turistas e bastante comum entre os moradores que merece ser provado. Aqui vão algumas especialidades:

  • Huesillos com moteé uma bebida feita com trigos (mote) e pêssegos desidratados (huesillos). Encontrado tanto em restaurantes caros como em mercados de rua, o suco é consumido o tempo todo pelos chilenos. 

Huesillos com mote (Foto: reprodução/recipesfromsouthamerica.blogspot.com.br)
  • Palta: espécie de abacate pequeno, a palta é um acompanhamento essencial para qualquer tipo de lanche chileno, desde cachorros quentes a hambúrgueres. Geralmente temperada com sal, azeite e pimenta, a iguaria é consumida até pela manhã, substituindo muitas vezes a manteiga. A fruta é tão popular no Chile que redes de fast-food acabaram introduzindo o ingrediente em seus cardápios: Mc Donalds e Pizza Hutt criaram opções com palta no menu.

Palta (Foto: reprodução/diariopyme.com)
  • Humita: Comida a base de milho enrolada na palha, muito semelhante à pamonha consumida no Brasil. Porém, ela difere principalmente por ser salgada. Geralmente é temperada com aji, pimenta comum no Chile.
Humita (Foto: reprodução/rapanuichicago.wordpress.com)

Dica de Kalinka Araneda

sábado, 23 de junho de 2012

O Melhor Hummus de Jerusalém

Faixada do Abu Shukri, em Jerusalém (Foto: reprodução/hummus101.com)
Hummus do Abu Shukri (Foto: reprodução/hummus101.com)
A disputa pela melhor receita de hummus (comida a base de grão de bico) em Jerusalém, Israel, é grande e antiga. Encontra-se por lá diversos restaurantes anunciando o “melhor hummus da região”. Porém, as indicações dos moradores apontam para a lanchonete Abu Shukri como a vencedora da disputa. E eles realmente sabem o que dizem. O hummus feito naquele endereço é, sem dúvida, o melhor do mundo. Uma portinha pequena, mesas simples e jeitão de botequim agregam à experiência gastronômica o clima genuíno da região. Além disso, o Abu Shukri fica em plena Via Dolorosa que, de acordo com a tradição cristã, foi o caminho percorrido por Jesus enquanto carregava a cruz. O lugar ainda reserva uma surpresa essencial para o viajante: limonada batida com folhas de hortelã, bebida perfeita para o calor do deserto de Israel. 


O local fica na Via Dolorosa (Foto: reprodução/hummus101.com)

Dica de Bianca Portugal

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Borboletas do Niágara

É possível ver algumas borboletas se alimentando durante o passeio pelo Butterfly Conservatory (foto: Giovanna Zanet)

Um dos destinos mais famosos da América do Norte é o Niagara Parks, onde estão as Cataratas do Niágara, na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá. Mas, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o parque não se resume às quedas d’água. Há uma boa surpresa por lá: o Butterfly Conservatory. A atração faz parte do Niagara Parks Botanical Gardens School of Horticulture e abriga cerca de 2 mil borboletas de 45 espécies e muitas cores. Elas se exibem livres, voando para todos os lados, sendo possível vê-las até se alimentando. Apesar de ser pago, o passeio tem preço acessível. Para se encantar com as borboletas basta desembolsar 5 dólares. Vale a pena conhecer, pode acreditar. Para ter uma ideia melhor do que o local oferece, você pode fazer um tour virtual no site oficial do parque clicando aqui.

Vista do Niagara Parks Botanical Gardens School of Horticulture (foto: Giovanna Zanet)

Local onde ficam os casulos das borboletas (foto: Giovanna Zanet)



Imagem das cataratas (foto: divulgação/site oficial do Niagara Parks)


Dica de Giovanna Zanet

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Roma para namorar

Trastevere (Foto: Google Street View)


Escolher apenas uma dica de passeio em Roma é quase um pecado. A cidade oferece tantas opções que o melhor é se perder pelas ruelas e encontrar a cada esquina novas fontes, jardins e ruínas históricas. Mas, depois de passar pelos pontos obrigatórios, vale conhecer Trastevere, bairro localizado ao sul do Vaticano, com vielas charmosas e bem iluminadas, que escondem construções medievais e muitas opções para a noite: restaurantes, cantinas, bares e lugares para dançar, tudo à margem do Rio Tibre. Trastevere é a parte da cidade que mais preserva o clima romântico de Roma. Não deixe de passar pelo restaurante Pancotto, onde o gnocchi al pesto com vongole é imperdível.

Trastevere, Roma (Foto: Giovanna Brabo)

Trastevere fica à margem do Rio Tibre (Foto: Giovanna Brabo)

Trastevere, Roma (Foto: Giovanna Brabo)


Dica de Giovanna Brabo


terça-feira, 19 de junho de 2012

Pub de cinema

The Southwark Tavern


Frequentado principalmente por ingleses, o pub The Southwark Tavern, no sul de Londres, é pouco conhecido dos turistas. Charmoso, o lugar existe há aproximadamente 150 anos e tem tudo o que um bom pub inglês pode oferecer: clima aconchegante, diversos tipos de cervejas, drinks, além de um cardápio mais elaborado, sem se restringir apenas aos hambúrgueres. Os mais atentos reconhecerão a rua do local, que serviu de cenário para o filme O Diário de Bridget Jones. Quem não se lembra da Renée Zellweger correndo de calcinha pela Southwark Street no fim do filme?


Interior do pub

Por dentro do Southwark Tavern
Dica de Mariana Alberti

Bolachão em Londres

Flashback em Crouch Hill

Para os fãs de LP’s, aqui vai um endereço imperdível em Londres: a loja Flashback. Com sistema de compra, venda e troca similar aos sebos brasileiros, o lugar oferece os mais raros e diversos discos de vinil, CD’s e DVD’s de todos os cantos do mundo. Vale a pena carregar na mala alguns exemplares de música brasileira para trocar por muita coisa boa encontrada lá.


Flashback em Islington

Interior da loja em Islington

Porão da loja em Islington é dedicado aos LP’s



Dica de Mariana Alberti

A última morada de Oscar Wilde

Entrada do L'Hotel (foto: Google Street View)

L'Hotel é hoje um dos mais famosos endereços de Paris. Para passar uma noite ali é necessário desembolsar algumas centenas de Euros. Mas nem sempre foi assim. Quando surgiu, no séc. XIX, ele era frequentado por representantes da boemia parisiense e ganhou fama após se transformar na última residência do escritor Oscar Wilde (1854-1900). O irlandês morreu devido a complicações de meningite em um dos quartos do hotel. O fato gerou uma lenda: dizem que, antes de morrer, Wilde reclamou que o papel de parede do lugar estava brigando com ele e, sendo assim, um dos dois precisava partir... 


Saguão do L'Hotel


Dica de Gabriel Brabo

domingo, 17 de junho de 2012

Mercadinhos de Paris






Os mercadinhos noturnos ganharam um toque de mistério na escuridão parisiense através da brincadeira de luz e sombra que o francês Richard Vantielcke explora na série Photographie de Nuit. Vale conferir no blog Não Me Culpem pelo Aspecto Sinistro outras imagens do artista, que registra cenas de uma Paris pouco conhecida.